Quando falamos que se comunicar de forma clara e objetiva é extremamente importante, acabamos menosprezando essa dica, já que na maioria das vezes a achamos clichê e nosso subconsciente automaticamente nos manda a informação de que já sabemos nos comunicar. Bom, pode até não parecer, mas, na maioria das vezes que achamos que estamos nos comunicando adequadamente com alguém, nem sempre estamos. Por isso, informações como a que iremos passar no decorrer desse texto, são de extrema importância para o bom aproveitamento do nosso dia a dia, vida pessoal e profissional. Então, lei-as com atenção. Sem preguiça, hein.
Como promover uma comunicação eficiente no ambiente de trabalho?
A comunicação no local de trabalho não é apenas sobre o quão bem você trabalha com os outros. Ela vai mais além, trata-se de construir relacionamentos, minimizar erros e, mais importante, trabalhar da forma mais produtiva possível. Sendo assim, incentivar bons hábitos de comunicação em todo o local de trabalho pode ser uma das coisas mais importantes que você faz como líder e como integrante da empresa. E cá entre nós, não existe muito mistério por trás de uma comunicação eficaz. Em breve explicação, a comunicação eficaz ocorre quando uma mensagem é enviada e recebida com precisão em todos os níveis de hierarquia e setores de uma organização.
Ter uma boa comunicação é entender um “significado compartilhado”. Isso se refere à informação real sendo compreendida por cada parte envolvida, usando palavras que significam o mesmo para todos — especialmente quando se trata de terminologia específica de cada setor —, meios corretos para enviar determinada informação, uso correto do português, tanto na sua forma escrita, como falada, entre outros. Contudo, como líder de negócios ou chefe de equipe, é imprescindível que fique atento e analise como os colaboradores se comunicam para ver onde é possível melhorar. Como fazer isso? O Grupo A te ensina. Confira algumas maneiras de se comunicar melhor no local de trabalho.
Reuniões
Uau! Nossa, ninguém sabia dessa… Nós sabemos, parece algo simples e de conhecimento de todos, mas muitas vezes não é praticado o suficiente ou da forma correta. Reuniões são sempre importantes, pois é por meio delas que será possível alinhar ideias, traçar estratégias, medir ânimo do time, etc. Porém, em uma reunião, é de extrema importância ouvir o que os demais tem a dizer, sem interromper ou sair ‘atropelando’ o raciocínio do colega. Se você achar que tem a tendência de falar por cima dos outros, tente se controlar e ser mais paciente. Você terá a oportunidade de expor seu ponto de vista quando eles terminarem — especialmente se você for o chefe. Além disso, é fato que quando os funcionários percebem que estão sendo ouvidos, eles se sentem mais valorizados, apreciados e cria uma cultura mais colaborativa com a organização.
Brevidade para uma comunicação eficaz no local de trabalho
Pergunte a qualquer empresário de sucesso e ele te dirá que o tempo é seu ativo mais importante e fator definitivo para o sucesso. Desta forma, quando as discussões são arrastadas, isso pode não apenas diluir a importância da mensagem, mas também complicá-la demais. Por isso, opte por uma comunicação breve e direta.
Esclarecimento
Leve essa dica para sua vida! O óbvio também precisa ser dito. Isso significa que por mais que acredite que a informação tenha sido passada de forma clara e objetiva, revise-a. Não presuma que a outra pessoa entendeu o que você disse. Não tenha medo de fazer perguntas, aliás, elas podem ajudá-lo a entender melhor determinadas situações e minimizar erros. Incentivar colegas e colaboradores a perguntar é uma ótima forma de promover a comunicação eficaz no ambiente de trabalho.
Mente aberta e diversidade
Por fim, mas não menos importante, chegamos ao tópico de diversidade. Estamos inseridos em mundo de constantes mudanças. Logo, ter a mente aberta para aceitar e entender essas mudanças, é outra excelente habilidade de comunicação para se ter como aliada. Ela permite que você entre em uma conversa livre de julgamentos ou ideias preconcebidas, dando à pessoa que fala a confiança para explicar novas ideias que podem beneficiar o negócio, um projeto ou como a empresa é vista por seus respectivos stakeholder (pessoas com algum tipo de interesse pelas ações de uma determinada empresa). Colocando essas pequenas dicas de comunicação em prática, sua empresa terá a oportunidade de se destacar cada vez mais e se manter competitiva no mercado em que atua.